O que é pan?
Pan, do grego, tudo ou todo.
O que são Pansexuais?
Pansexual é a pessoa que diferente do bissexual, vai além da cisgeneridade e se permite gostar/relacionar também com pessoas trans, agêneras, ou ainda de um gênero terceiro.
Essa é meio que a "definição de dicionário", me sinto Pan, logo sou pan. E a minha concepção é de que pelo menos pra mim, gênero é um quesito que eu guardo numa caixinha quando gosto de um (ou muitos) alguém.
Penso que existem tantas coisas para admirar numa pessoa, que se prender ou gênero como fator determinante para se permitir ou não viver uma experiência é perda de tempo, então me apego aos traços de personalidade e a essência.
Como a pessoa se identifica quanto ao seu gênero, como o expressa é uma questão que compete somente a ela e no meu caso eu posso me apaixonar sem ser necessário ter esses pontos como critério.
O que não significa que eu seja uma pessoa sem seletividade, só que a forma como eu avalio e lido vai além da superfície do gênero que é uma fina camada que cobre toda a complexidade das questões de gênero e sexualidade humanas.
É verdade que sexualidade é muito plural e instável, e nesse mês são celebrados os dias da visibilidade Pan e Bi, o que é muito importante, pois torna visível que a sexualidade humana vai além de uma sigla de quatro letras, que muitas vezes parece representar apenas um dos grupos presentes nessa sigla (Shade pra galerinha GGGG sim!).
Não é raro encontrar pessoas com ideias equivocadas sobre pansexualidade, é comum que afirmem que quem é pan "transa até com árvore" mas vamos com calma colega! Primeiro que sexualidade vai muito além de um simples "transar" tem toda uma afetividade rolando aí. Segundo que, mano transar com árvores... Putz isso é desespero não sexualidade.
Também é bastante equivocado, afirmar que pan pega até bicho, se você pensa que é isso, está pra lá de equivocado! Qualquer ato sexual com animais é uma violação, pois o bicho não tem cognição para consentir ou não o ato, o nome disso é zoofilia e é crime.
Então é isso, espero ter trazido um pouquinho de claridade pra um quesito que parece passar sempre despercebido, invisível.
Importante lembrar o quanto somos plurais em todos os âmbitos, o que nos une é a nossa característica em comum, nossa humanidade, então vamos então vamos entregar ao universo e consequentemente uns aos outros um amor, pan, bi, tri e principalmente free. Feliz orgulho Pan!
Antonio.
