Fala galera, sei que estive ausente na ultima semana, mas cá estou eu outra vez! Vim contar para vocês um pouco da minha recente experiência com League of Legends, que nas melhores palavras do Wikipédia é um jogo multiplayer online, funciona num sistema de arena/batalha, duas equipes que se enfrentam, usando campeões (personagens)super legais, com o objetivo de destruir o Nexus (uma pedra gigante que as duas equipes tem nas suas respectivas bases) adversário vencendo assim a partida.
Mas como foi que eu descobri o LoL (sigla para League Of Legends, havia uma galerinha na escola que jogava, mas eu os achava muito "hurr durr LoL é foda (desculpe esse palavrão aqui, não achei termo que melhor traduzisse a situação) " então nunca havia me interessado por jogar. No entanto comecei a sentir que meu lado gamer andava um pouco adormecido, li um pouco sobre o jogo num grupo do facebook chamado o lado esquerdo da força (que aliás é muito amorzinho <3), confesso que fiquei muito desanimado, pelo fato de que se relatava no grupo que os usuários costumavam ser extremamente preconceituosos em suas colocações.
Ainda assim fui procurar Tayná, uma amiga que eu sabia que jogava, e ela me relatou que uma amiga dela que usava um nick (apelido, nome de usuário) feminino, quando errava alguma jogada, ou até mesmo quando massacrava o time adversário, tinha que ouvir coisas como, " Volta pra cozinha","Quer jogar jogo de homem, tem que jogar que nem homem" " Attwhore" (que é um termo machista usado para deslegitimar atitudes femininas como meras cópias das masculinas) entre muitas outras coisas, até que ela adotou um nick agênero.
Nessas duas semanas de League of Legends, já entrei em muitos embates contra gente, homofóbica, transfóbica, xenófoba, racista, intolerante religiosa. Já perdi as contas de quantas vezes, "bixa", "preto", "mulherzinha", "nordestino", foram usados como ofensa contra mim, também já perdi as contas de quantas vezes lotei a caixa de denúncias do LoL, que eu espero que funcione de verdade...
Você deve estar pensando, "Nossa, que lugar horrível de se estar, por que você continua lá?" Meus caros, o jogo é muito bom, o problema não é o LoL de fato e sim o tanto de gente ignorante e muito pouco disposta a desconstruir seus preconceitos adeptas do jogo. Acham estar protegidos atrás dos seus monitores e que a punição não passa de um banimento de alguns minutos...
Eu acho muito positivo quando alguém se coloca num ambiente assim, disposto a desconstruir esse tipo de discurso e peitar o preconceito, precisamos lembrar que, as pessoas que jogam lá e excretam seus preconceitos através de seus teclados e protegidos pelo anonimato, são pessoas reais e que talvez peguem ônibus com você, frequentem a mesma escola ou padaria, e que se eles notarem que nem no LoL essa postura recebe estimulo, muito pelo contrário, é repreendida, talvez essa pessoa comece a rever seus conceitos.
Então tirando essa parte super desagradável, só posso afirmar que LoL é realmente incrível, que tem sido maravilhoso para mim sentir-me inserido novamente numa plataforma gamer tão legal, esses ônus nós iremos enfrentar e um dia teremos um LoLzinho livre de preconceitos, eu acredito!
Super recomendo para quem estiver com vontade de jogar alguma coisa!
Antônio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário