![]() |
| Tradução: Fique longe de pessoas que fazem você se sentir difícil de amar. |
Eu já disse aqui no blog, repito mais uma vez a vida é melhor quando a felicidade é compartilhada! Mas é preciso fazer uma observação, não devemos compartilhar apenas os momentos felizes da nossa vida e experimentarmos sozinhos os momentos de angústia, tristeza, desesperança. NUNCA DE JEITO NENHUM.
A vida é mais gostosa quando estamos cercados de amigos, mas a vida continua sendo uma delícia quando estamos sozinhos com nossos problemas? Acho difícil suportar carregar o fardo sozinho sem dividir o peso de vez em quando, falo isso pois sou uma pessoa que não sabe dividir os problemas com ninguém (Meu Marte em Capricórnio).
Muitas vezes nos vemos cercado de pessoas e ainda assim sozinhos, conversando com alguns amigos eu percebi que isso é bastante comum. Não faz muito tempo que meu avô nos deixou e nos três anos de doença que ele passou, poucos amigos de bar dele foram visitá-lo, é compreensível, afinal a vida segue, uns ficam doentes, outros vão a falência e ninguém tem uma real obrigação de lidar com nossas dificuldades junto com a gente.
Amizade, não é sobre assumir compromissos, não existe contratos a serem assinados quando se trata de sentimentos. Quando se trata de sentir, ou você se sente bem ou você se sente mal ao lado de algumas pessoas e nós costumamos nos aproximar daqueles que nos fazem bem e queremos ficar ali, pois exite conforto, porém quando surgem as turbulências da vida muitas vezes escolhemos guardar tudo e não dividir afinal não queremos incomodar ninguém.
E se o seu circulo de amigos não te parece um ambiente tranquilo de compartilhar seus perrengues, talvez seja o momento de para e analisar quem realmente são aquelas pessoas na sua vida. Eu já passei horas pensando se era seguro compartilhar uma preocupação minha com alguém, a gente não quer ser julgado quando abre o coração, ninguém quer incomodar afinal todos temos problemas não é verdade?!
Já dizia Frida Khalo "Onde não puder amar, não te demores" e vale o retorno onde não for amado, compreendido ainda que nas ausências necessárias, não faça questão de estar, corte esses laços, pois não vale manter relacionamentos onde você se esforça muito pra ser ouvido, onde não existe reciprocidade.
A tal da reciprocidade é outra questão muito importante, eu particularmente acredito que não devemos fazer nada por alguém esperando algo em troca, isso é horrível. Mas sabemos que amor, amizade, paixão funciona muito melhor quando ela existe, porém reciprocidade não é algo que se deve cobrar de ninguém, ou ela existe ou não existe, e quando não existe é complicado...
Cortar laços não é o fim, não significa solidão eterna, talvez signifique uma abertura de espaço pra viver novas experiências com novas pessoas. Então faça o que tem que ser feito, não deixe a consciência pesar, todo pesar é passageiro, são em momentos como esse que podem nos aparecer os grandes amigos, os grandes amores, ESPERANÇA!
Antonio.


Nenhum comentário:
Postar um comentário